Eco-Escolas


A Escola Básica de Saboia n.º 1 (sede do agrupamento) integra este programa ininterruptamente desde o ano letivo de 2006/2007.

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:

A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) , é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Os 7 passos:

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades)
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo)
  3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano (“Biodiversidade – Preservar e Regenerar” e/ou “Espaços Exteriores” em 2021/22) + outros que a escola pretenda trabalhar
  4. Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas – ex: diminuir em 20% os resíduos indiferenciados; criação de brigadas verdes para monitorização das ações da comunidade escolar.
  5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas)
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Programa na escola e na comunidade;  articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas
  7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaboradas pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola) in https://ecoescolas.abae.pt/sobre/implementar-eco-escolas/
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